sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Balanço de Atividades

Balanço do Evento SCAC_90 | Warm-Up CIAU2014_GB



Aproveitamos desde já para agradecer à todos que estiveram presentes na Semana Cultural 90 anos Amílcar Cabral, e que de certa forma fizeram acontecer este grandioso sonho.

Teve-se uma equipa de oradores de luxo, juntou-se as 4 enormes universidades portuguesas a “pensar” a Guiné-Bissau, falou-se sobretudo de Amílcar Cabral, conheceu- se projetos de desenvolvimento absolutamente impressionantes, debateu-se do potencial económico e das condições do país, abordou-se questões concretas da criação de infraestruturas urbanas para as cidades guineenses, lançou-se desafios saudáveis a nível de projetos de investigação em parcerias com as universidades, e por fim, o que é verdadeiramente entusiasmante, houve feedbacks bastante interessantes e positivos sobre o traçar hoje no Presente um Futuro diferente para a Guiné-Bissau.

Houve questões que tem que ser melhoradas e evidentemente uns erros pelo que qual temos a obrigação de não voltar cometer ou simplesmente, aprendermos com estes mesmos erros. Assinala-se afluência dos participantes abaixo do que estava previsto, que se justifica por questões da agenda, alguns imprevistos da última hora, por estarmos num período não-escolar e/ou de exames escolares, e principalmente, poucos pontos focais e/ ou canais de divulgação.

Mas o que fica para a história é a clara vontade e necessidade urgente de estabelecer sinergias, que ultrapassem todas as barreiras de simples exercício mental do “pensar, debater, discutir” mas, para obtenção de resultados práticos capazes de aumentar a qualidade competitiva e consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos guineenses.

Da Retrospetiva do Construir em África à Prospetiva da Visão Estratégica para o Desenvolvimento e, tendo o denominador comum as ambições do nosso líder Amílcar Cabral, é o que se pode dizer, em 30 segundos, deste evento que está a ganhar proporções inimagináveis com perspetivas a médio e longo prazos.

Por fim, é importante deixar aqui uma palavra de apreço à organização do evento, pela “entrega total” para que a SCAC_90 | Warm-Up CIAU2014_GB seja absolutamente mágica, que pelo profissionalismo e competência, conseguiu-se que a nossa “imensa minoria” fizesse que esta homenagem aos 90 anos de Amílcar Cabral seja a melhor forma de comemorar este momento histórico.

Sendo assim, prometemos para muito breve uma publicação “Resumo das Comunicações”, pelo qual solicita-se a contribuição dos oradores e, também um vídeo sobre toda a SCAC_90 | Warm-Up CIAU2014_GB.

Vamos continuar a “furar” e a ultrapassar os padrões tradicionais limitadoras e, sobretudo FAZER ACONTECER o Futuro.

Um bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário