Contextualização

Constata-se, nos mais diversos centros académicos e científicos espalhados pelo mundo, um interesse crescente no desenvolvimento de trabalhos e investigações em matéria da Arquitetura e Urbanismo sobre África e muito em particular, sobre a Guiné-Bissau.

Nesta perspetiva, o grupo de trabalho denominado Núcleo Guineense de Arquitetura e Urbanismo (NUGAU), sediado em Lisboa, em parceria com o Gabinete de Estudos e Projetos (GEP) da Câmara Municipal de Bissau (CMB), promovem um evento sobre a Arquitetura e Urbanismo na Guiné-Bissau, a realizar-se nos dias 26, 27, 28 e 29 de Novembro de 2014, na cidade de Bissau.

A iniciativa visa difundir os trabalhos académicos e científicos, casos de sucesso aplicados noutros países, promover partilha de ideias e troca de experiencias, no que concerne à prática e cultura arquitetónica, e estimular o interesse à investigação, com intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável local mais integrado.

O tema principal “Importância e Gestão dos Edifícios e Sítios na Guiné-Bissau, terá, transversalmente, as dimensões i) económicas, ii) culturais, iii) técnicas, iv) criativas e v) turísticas, que serão debatidas pelo painel de convidados de instituições nacionais e estrangeiras.

Na sequência do tema principal, ter-se-ão em debate vários outros sobre a caracterização da imagem e produção arquitetónica, tendo em vista fomentar a discussão entre os participantes com a finalidade de encontrar e definir estratégias e soluções viáveis.

A conferência vai contar com a participação de especialistas internacionais, investigadores e profissionais guineenses de disciplinas ligadas à arquitetura e ao urbanismo, e disciplinas periféricas a estes.

Sem comentários:

Enviar um comentário