sexta-feira, 9 de maio de 2014

Exposição_Centro Interpretativo de Amílcar Cabral


Centro Interpretativo de Amílcar Cabral
DIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO

Na sequência de um trabalho realizado pelos alunos de Projeto Final de Arquitetura do ISCTE-IUL (5ºano, 2012-2013), alusivo às comemorações do nonagésimo aniversário do nascimento do líder africano independentista Amílcar Cabral (1924-1973), na cidade de Bafatá, irá ser organizado uma exposição nas instalações da Embaixada da Guiné-Bissau, em Lisboa.

O trabalho teve como objetivo principal o reconhecimento das transformações urbanas, de Bafatá – cidade situada nas margens do Rio Geba, através de uma estrutura efémera a realizar com o propósito de revelar a vida e o pensamento de Cabral.

No total de 10 diferentes grupos, composto por mais de 50 alunos, levou a realização de 10 propostas para Bafatá, com intuito de promover uma cidadania ativa e participada, através da materialização de uma ampla consciência arquitetónica através da história.

Atualmente a atmosfera da cidade formal contrasta com a enorme e informal periferia que cerca o núcleo urbano. A diferença entre estas duas realidades é muito visível, enquanto o centro da cidade se apresenta em depressão é a periferia que concentra as principais atividades económicas e a habitação.


O discurso do multiculturalismo e unificação étnica enunciado por Amílcar Cabral desde os anos 50 – particularmente relevante neste período de instabilidade da Guiné-Bissau, foi tido como argumento fundamental para relançar o desenvolvimento de Bafatá, através dos projetos realizados pelos estudantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário